A História

A história do Sindicato é cheia de desafios superados por uma luta árdua, que somente a visão sócio-política alicerçada, é capaz de conquistar.

O Sindicato dos Trabalhadores Empregados em Auto Moto Escola, Centro de Formação de Condutores A e B, Despachantes, Empregados em Empresas de Transporte Escolar seus anexos e afins de Campinas, Região e Cidades Anexas foi fundado em 2000, e somente em 2003 foi publicada  a “Carta Sindical” que regulamentou suas atividades.

Os primeiros anos foram sofridos, sem contribuição sindical, parcerias, engajamento da categoria, condições financeiras de ir para as ruas e levantar a bandeira de  luta, porém existia ideologia política, ética e o sonho de possibilitar à uma categoria, até então abandonada, melhores condições de vida.

A classe patronal, acostumada a determinar, sem ter oposição, não aceitava sequer discutir as propostas salariais e sociais. Foi nesta condição de total rigidez por parte dos patrões que foi deflafrada a 1ª greve em busca de um salário mais digno,  justo e merecido.

Não houve preguiça, medo, neste primeiro momento, houve sim,  coragem, determinação, muito trabalho e aproximação do  maior compromisso: o Trabalhador.

Assim hoje existe uma categoria mais fortalecida e confiante, presente em discussões e assembléias,  com a mesma ideologia da constituição deste Sindicato que acredita e luta, que supera e vence.

Cada vez mais responsabilidades se espera dos motoristas que circulam nos grandes centros. Inseridos nesta realidade e certos de que com a profissionalização e as melhores condições de vida dos instrutores refletirá positivamente neste cenário em busca desse maior comprometimento e responsabilidade dos condutores.

Enfim, o sucesso do Sindicato, nada mais é do que fruto, principalmente, da crença da responsabilidade coletiva e na formação profissional, quando as superações, são somente passos para uma história de grandes méritos.