top of page

A Contribuição é Indispensável à Manutenção do Sindicato

 

A manutenção do Sindicato depende de todos os trabalhadores que se beneficiam de suas conquistas, daqueles que entendem ser fundamental fortalecer sua organização junto aos movimentos sociais e sindicais e principalmente, frente ao patronato. Esta é a linha condutora do SINTRAUTODESCAMP, que tem, democraticamente, tomado suas decisões em reuniões especificas com trabalhadores e assembleias da categoria, amplamente convocadas por jornais e boletins, sempre com divulgação da sua pauta. Mesmo assim, vez ou outra, aparecem equívocos sobre a sustentação financeira do Sindicato. Por isso queremos explicar quais são os recursos que mantém as entidades sindicais e como este sindicato tem agido em relação às taxas cobradas dos trabalhadores.

 

Confira a contribuição que você paga para seu Sindicato:

Contribuição Sindical: é igual a 1/30 avos do salário do mês de Março, o que corresponde a um dia de trabalho por ano. Esse porcentual é dividido em três partes:

  • 20% para o Ministério do Trabalho

  • 20% para a Confederação e para a Federação

  • 60% para o Sindicato

Contribuição Assistencial: prevista no artigo 513 da CLT, alínea “e”, poderá ser estabelecida por meio de acordo ou convocação coletiva de trabalho, com o intuito de sanear gastos do Sindicato da categoria representativa.

 

O Sintrautodescamp tem administrado todas as contribuições de forma transparente: Assembléias Democrática e amplamente divulgadas, prestação de contas com as respectivas receitas e despesas do ano, informações que ficam posteriormente à disposição dos trabalhadores para esclarecimento de qualquer dúvida.

É importante observar que todas as contribuições são canalizadas pelo Sindicato de forma a beneficiar a categoria.

O Sindicato funciona em um local amplo e moderno, com espaço para reuniões, sala de atendimento e está informatizado. Além disso, conta com uma equipe de diretores e funcionários para servir a categoria e também se faz presente e atuante na luta geral dos trabalhadores. A assistência jurídica é outro ponto que tem se destacado dentro do Sindicato, com suas vitórias em ações de cumprimento.

 

É importante observar que todo o trabalho que o Sindicato tem realizado só tem sido possível graças a sua Contribuição. Com ela foi possível comprar o caminhão de som, carro, computadores de última geração, realizar a grande confraternização de final de ano com sorteios de motos e valores em dinheiro, realizar campeonato de futebol, entre outras conquistas.

Portanto, para que este trabalho continue necessário é necessário a contribuição de todos os trabalhadores. É preciso garantir as condições de infra-estrutura para que a categoria se mantenha organizada e forte em defesa dos direitos dos trabalhadores e na luta pela melhoria das condições de trabalho e de um futuro melhor para todos.

A importância da Contribuição

 

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUI COM O SINDICATO, NÃO TEM DIREITO AOS BENEFÍCIOS DO ACORDO

A decisão foi do juiz Eduardo Rockenbach Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo. Ao julgar o caso de um trabalhador que se recusava a contribuir com o sindicato de sua categoria, o magistrado decretou que o trabalhador não tivesse direito de receber os benefícios previsto no acordo coletivo, e ainda afirmou: "O trabalhador sustentou não ser sindicalizado e, por isso, negou-se a contribuir para a entidade sindical. A despeito disso, não menos certo é que as entidades sindicais devem ser valorizadas, e precisam da participação dos trabalhadores da categoria (inclusive financeira), a fim de se manterem fortes e aptas a defenderem os interesses comuns", defendeu o juiz. A sentença proferida é referente ao processo nº 01619-2009-030-00-9, item 6.

Em outras palavras, o juiz disse ser justo que o autor não se beneficie das vantagens negociadas pelo sindicato a favor da categoria, já que o mesmo se recusa a contribuir com a entidade.

bottom of page