top of page

Entrevista com o Presidente

Vamos conhecer mais de perto o trabalho do atual Presidente do Sintrautodescamp, Sr. Laércio Pinhel da Silva e a sua luta para congregar e aperfeiçoar mais a estabilidade de milhares de trabalhadores das categorias ligadas ao trânsito.

 

O Volante: Senhor Laércio, como foi a sua iniciação no movimento Sindical? Conte-nos os seus primeiros passos:

Laércio: Sou natural de Fernandópolis, na grande região de São José do Rio Preto. Desde minha “meninice” me interessei pelo movimento dos trabalhadores, quando então meus pais se mudaram para São Bernardo do Campo. Naquela época, existia no País somente dois partidos políticos: PMDB e ARENA e os Sindicatos estavam iniciando as suas atividades e lutas, com vários espectros naquela cidade. Me engajei primeiramente no núcleo dos Rodoviários com ativa participação em Palestras e Reuniões Políticas independentes, tendo contato com vários líderes sindicais e participando de vários Congressos promovidos pela CUT. A minha militância, como afirmei no início, foi sobretudo no Sindicato dos Rodoviários. Durante esta militância, tomei conhecimento sobre a situação da sub-base Campinas, das categorias atualmente por mim representadas e que naquela época encontravam-se no completo abandono.

 

O Volante: Como foi a sua criação, ou recriação deste Sindicato em uma cidade como Campinas, que já na época era importante entroncamento neste setor?

Laércio: A primeira sede do Sindicato foi na Rua Onde de Agosto, 737. Ali permanecemos até o mês de julho de 2003. Começamos somente com a coragem, faltava estrutura física e de apoio operacional. Foi uma luta árdua para chegarmos até o ponto que hoje nos encontramos. A categoria estava dispersa, desorganizada e aceitava qualquer situação de trabalho. Ao longo da nossa existência, ora com 14 anos, enfrentamos vários desafios. Em 2006 o Sindicato foi o único na cidade a manter 3 greves gerais, com a reivindicação para a categoria de várias propostas, sobretudo aos Despachantes. Conquistamos convênios nas áreas da saúde, seguro de vida e ticket refeição. 

 

O Volante: Conte-nos um pouco sobre a sua ideia e empenho para criar a Federação neste importante setor.

Laércio: A ideia de criar uma federação é  o primeiro passo  para que conquistemos finalmente uma Confederação, pois somente através dela a nossa categoria terá mais abertura, importância e peso nas conquistas, como isonomia salarial, social e respeito pelas autoridades, o que dará mais segurança e tranquilidade aos nossos trabalhadores.

 

O Volante: Qual foi a conquista mais importante do Sindicato?

Laércio: Acredito que todas as conquistas que tivemos ao longo desses anos foram muito importantes para toda a categoria, porém uma que se destacou, foi quanto ao salário dos Instrutores de Prática Veicular que hoje, depois de tantas greves, é de R$ 1.750,00. Outra grande conquista foi o Vale Refeição, Convênio Médico ou Plano Odontológico e Seguro de Vida.

 

O Volante: Qual o reconhecimento deste Sindicato?

Laércio: Este Sindicato é reconhecido não somente na base que representa mas  em âmbito Estadual e também Nacional. É o Sindicato desta categoria que conseguiu maiores pisos salariais. Todos os outros Sindicatos estão buscando esses pisos.

 

O Volante: O que o Sr. gostaria de dizer para sua categoria?

Laércio: Gostaria de dizer que já fizemos muito mas que ainda temos muito para fazer porém, para que possamos continuar nossa luta, precisamos da categoria ao nosso lado nos apoiando e nos incentivando. Uma luta não se faz só com a Diretoria do Sindicato mas sim com o apoio de todos os trabalhadores, denunciando e enviando sugestões para que possamos saber das necessidades da categoria.

 

bottom of page